sábado, 28 de dezembro de 2013

Continua nossa luta

27/11

Sobre um dos médicos que deu o laudo do Barbosa:

Fui aluno do Dr. Luiz Fernando Junqueira, o chefe da junta médica que atestou a saúde do deputado José Genoíno. Não vou discutir a competência do Professor Junqueira como pesquisador, professor ou cientista. Muito menos a sua orientação política, que sei ser reacionária. Mas discuto se o mesmo se encontra apto a chefiar uma equipe deste calibre, para emitir um laudo. 


Há muito tempo o Dr. Junqueira deixou de clinicar, de atender pacientes reais, de caminhar dentro do Hospital e examinar pacientes a beira do leito. Sequer o Dr Junqueira tem um consultório, onde atenda pacientes particulares reais. Ele se resume a isto, mais professor e pesquisador do que médico. Como médico que atende pacientes na condição de Genoíno, entendo que o quadro dele é grave, não pelo fato de ele ter sido submetido a uma cirurgia, mas sim devido a ele ter uma doença sistêmica! E doenças sistêmicas só são tratadas com mudanças de hábitos de vida, que incluem boa alimentação, atividade física com acompanhamento fisioterápico, uso controlado de medicamentos, exames laboratoriais e de imagem para controle e acesso fácil a unidades de urgência e emergência. Isto é o que exijo para meus pacientes. Isto que o Sírio Libanês orientou para que fosse feito por Genoíno.


Se eu fosse o médico de Genoíno, entraria com representação no CRM contra esta junta médica, pois ela diretamente fere a autonomia do médico do paciente de indicar o melhor tratamento conforme os artigos:


- Art. 94. Intervir, quando em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações para o relatório.


- Art. 97. Autorizar, vetar, bem como modificar, quando na função de auditor ou de perito, procedimentos propedêuticos ou terapêuticos instituídos, salvo, no último caso, em situações de urgência, emergência ou iminente perigo de morte do paciente, comunicando, por escrito, o fato ao médico assistente.


- Art. 98. Deixar de atuar com absoluta isenção quando designado para servir como perito ou como auditor, bem como ultrapassar os limites de suas atribuições e de sua competência.


Escrito por Alan, no conversa afiada.


11/12


O tempo passa, as manchetes mudam, e meu pai continua com a situação indefinida. É triste ver que de um dia ao outro se emitiu o mandado de prisão, mas mais de 20 dias depois a situação provisória continue igual. Meu pai, longe de casa, torturado mentalmente, enquanto uns e outros por aí ficam tranquilos entre eventos, viagens e casa em Miami. Muito triste, mesmo.


16/12


Não, meu pai não tem ainda os 90 dias de domiciliar e parece que o STF não quer de forma alguma entender que ele não tem condições físicas de estar na cadeia. Tenho que começar minha semana sabendo que o JB pediu um parecer (outro parecer, pelo amor de Deus), para o juiz de execução de Brasília e de São Paulo perguntando se eles têm condições de receber meu pai nos presídios destes locais. Alguém por favor pode pedir, rezar, pensar, desejar, que nossa tortura tenha fim? Alguém pode me explicar por que tenho de passar por esse sofrimento? Por que não posso planejar o natal com minha família? Por quê? Por quê? É muita falta de humanidade, o ministério público já pediu que meu pai seja colocado em prisão domiciliar, mas não se conformam e precisam pedir aos juízes que digam se ele não pode mesmo ir para a prisão... Vc acha que eles vão dizer o quê? Todos só o que querem é prender meu pai atrás das grades, mas que todos lembrem que terão de responder POR SUA VIDA!!!!!!!!


18/12


E hoje é o dia. Hoje o juiz precisa dizer ao Joaquim Barbosa, que certamente já deve ter a sua ceia de natal preparada, programada, organizada, se meu pai pode voltar ao presídio. Meu pai, com uma cardiopatia grave, não importa o que digam os laudos médicos covardes, tem sim necessidades médicas específicas que sabemos que nenhum presídio pode cumprir. Em 5 dias eles precisou ser internado no hospital, com a pressão descontrolada e o sangue quase indo em uma hemorragia, mas ainda assim querem voltar a prendê-lo novamente. 

Aconteça o que acontecer nossa família não vai se calar, vamos lutar até o fim, vamos gritar, vamos implorar, chorar, berrar... quem fará isso junto conosco? Não sei, mas não me importa. Que a consciência de cada um diga se fez o que pôde para lutar contra a injustiça e a tortura brutal a que estamos submetidos eu, minha família e meu pai amado. JUNTOS, SEMPRE.

HOJE


Palavras textuais do presidente do STF sobre a situação do meu pai:


"Por fim, considerada a provisoriedade da prisão domiciliar na qual o condenado vem atualmente cumprindo sua pena, e a forte probabilidade do seu retorno ao regime semi-aberto ao fim do prazo solicitado pela Procuradoria-Geral da República, considero que a transferência ora requerida fere o interesse público.

Por todo o exposto, indefiro o pedido de cumprimento da pena em regime domiciliar em São Paulo."

Eu sei que não posso falar tudo o que penso sobre o presidente da suprema corte de justiça de meu país. Mas também, que adjetivo é possível usar para alguém que proíbe um condenado CARDÍACO de cumprir sua pena DOMICILIAR em seu DOMICÍLIO e ainda ameaça de que em fevereiro vai colocá-lo de volta na prisão? 


O próprio laudo feito pelos médicos escolhidos a dedo por Barbosa fala: "Desta feita, o tratamento anti-hipertensivo de longo prazo deve incluir (... cita a dieta, exercícios e tal) A RESTRIÇÃO DA INFLUÊNCIA DE FATORES PSICOLÓGICOS ESTRESSANTES". Que tal isso ser considerado a começar pelo presidente do Supremo? O que vocês acham que se pode dizer de alguém que já ameaça e anuncia, no dia 28 de dezembro, uma época realmente propícia para ameaças, que a pessoa vai voltar para a cadeia em dois meses????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.